PROJETO ACOLHIMENTO
Esse projeto tem como objetivo dar apoio e acolhimento aos Pais, Familiares e/ou responsáveis por pessoas enquadradas no TEA (transtorno do espectro autista) e famílias que recebem um bebê com Síndrome de Down, outras síndromes, deficiências ou doenças raras.
O projeto foi inaugurado oficialmente no primeiro semestre de 2021 e já realizou em torno de 70 acolhimentos, entre TEA, SD, Doenças raras e Def. Visual. Realizou curso de formação para as mães acolhedoras, esse curso foi ministrado por uma psicóloga e todo o trabalho é acompanhado por psicólogas e estagiárias de psicologia.

PROJETO CONTE SUA HISTÓRIA
Esse projeto tem como objetivo dar espaço para as famílias contarem suas histórias, relatarem como é seu dia a dia, como descobriram a deficiência, síndrome ou doença rara e como se sentiram. Dessa forma, ajudar outras famílias a superar o seu “luto”, que muitas vezes se faz presente, impedindo de verem o mundo de possibilidades de seus filhos. As histórias são contadas online e ao vivo pelo canal do Observatório da Inclusão e acontece uma ou duas vezes no mês. Temos uma psicóloga que acompanha toda o momento da contação da história.

PROJETO TRABALHO PARA VALER- EMPREGO APOIADO
Esse projeto tem como objetivo, promover a colocação de PcDs no mercado de trabalho, bem como suprir as necessidades existentes neste mercado que se encontra defasado e carente da convivência e do protagonismo na diversidade, através da metodologia do Emprego Apoiado.
A primeira turma desse projeto iniciou em abril de 2021 e tem em torno de 8 jovens sendo preparados através de oficinas de treinamento de habilidades básicas.
Os encontros são quinzenais de forma online e conta com profissionais da área de RH, psicólogos e psicopedagogos para auxiliar esses jovens no desenvolvimento de suas habilidades.

PROJETO HU MAIS INCLUSIVO
Esse projeto é uma parceria do Observatório da Inclusão, com a Associação dos Amigos da Criança e com o Hospital da Criança. É um projeto piloto e tem como objetivo transformar o HC o mais inclusivo. O projeto consiste em instalação de placas de prioridades, informações claras e objetivas sobre a prioridade nos atendimentos das pessoas com deficiência, treinamento e capacitação dos funcionários.