Descrição: na esquerda está o presidente do Observatório da Inclusão, Nelson Canabarro e ao centro consta a plateia sentada em várias cadeiras.

A palestra foi realizada no Auditório das Faculdades Sant’Ana. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca / Observatório da Inclusão.

Na noite da última quarta, 20 de abril, o Observatório da Inclusão promoveu com o apoio do Projeto Autitude e das Faculdades Sant’Ana o evento “Autismo: um olhar por inteiro”. A palestra ocorreu no Auditório da instituição, contou com a presença dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia. A roda de conversa reuniu diversas famílias do Observatório que tem filhos com autismo.

Sobre o evento
O objetivo da palestra foi trazer a rotina das famílias para dentro da universidade, com abordagens referentes ao convívio diário dos pais que tem filhos com Tea para compartilhar experiências e histórias, além de falar sobre o cotidiano aos acadêmicos. Sobre a origem do título da roda de conversa, “Autismo: um olhar por inteiro”, a coordenadora do Projeto Autitude, Monique Rafaela Borgo comenta. “Todo mundo pensa que só os terapeutas são essenciais nessa vivência, mas os pais estão 24 h por dia junto da criança com autismo, então os pais devem fazer sua parte em todo o desenvolvimento das crianças com autismo, e essa capacitação é para os acadêmicos conhecerem pessoas autistas, e também os seus familiares.”, esclareceu.
Cabe ressaltar que essa roda de conversa também ocorreu em seis de abril na Unicesumar e contou com as presenças dos estudantes de Psicologia, Fisioterapia e Pedagogia. Com relação a palestra, a acadêmica do 5º período de Psicologia das Faculdades Sant’Ana, Jessica Portela relatou para a reportagem que atende em uma escola municipal um aluno autista do 4º ano do Ensino Fundamental. “No estágio que realizo no município, atendo uma criança autista, e essa palestra me fez ter curiosidade em conhecer mais a fundo sobre o autismo.”, enfatizou.

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *